
A frase deste nosso texto, foi retirada de uma palestra de nosso CEO: tubarão nada com tubarão, sardinha nada com sardinha. Primeiro é importante saber que é difícil definir um Tubarão ou uma sardinha. É impossível reconhecer um Tubarão apenas pela aparência, cargo, nacionalidade, idade, currículo ou conta bancária. É difícil encontrar um conceito de Tubarão, contudo é importante sabermos quando encontramos um deles.
Todos eles têm características em comum. Cito algumas: disciplina, paciência, determinação, empreendedorismo, coragem de arriscar.
Da mesma forma, embora seja difícil definir o conceito de sardinha, nós podemos reconhecê-lo por algumas características: comodismo (com a vida que leva, com o que ganha, com o que faz), sempre chora, nunca age de modo diferente, nunca arrisca e para nunca arriscar sempre encontra uma desculpa (Ah…, mas isso, mas aquilo, não vai dar certo).
Vamos fazer uma colocação: Pessoas bem-sucedidas andam com outras pessoas bem-sucedidas. Já se questionando o porquê?
E repare uma coisa: esse tipo de pessoa pessimista nunca está só, ela sempre tem outras pessoas ao seu redor e “coincidente temente” com as mesmas características. É porque “sardinha atrai sardinha“! Cuidado com essas pessoas…, mas da mesma forma tenha que “Tubarão atrai Tubarão”, ou seja, pessoas bem-sucedidas atraem pessoas bem-sucedidas! A vibração é a mesma.
“Você é a média das cinco pessoas com quem passa mais tempo”. Li isso já faz um bom tempo, mas refletindo em minhas experiências passei a perceber isso. Já pensou no que eu poderia ser ou deixar de ser hoje se eu continuasse entre os sardinhas-amigos citados acima? Certamente eu seria a “média” deles.
Se você anda com uma galera que gosta de fofoca, você se tornará um fofoqueiro!
Se você anda com uma turma que gosta de balada, bebidas e loucuras, você também se encaixará nesse perfil!
Agora, se você tem a sua volta, uma galera compromissada com a evolução própria, melhora da saúde e de uma boa alimentação, focada em um objetivo em comum, a chance de você chegar lá aumenta muito!
Eu Edilson, posso afirmar, depois de ministrar tantos vídeos e atender tantos empresários na CARE, empresa de gestão empresarial, que: normalmente as pessoas acreditam que se conhecem muito bem, que já analisaram e selecionaram as pessoas que convivem, mas na maioria das vezes ainda continuam insistindo em sardinhas!
Pense nisso! Quem tem andado do seu lado? Quem está te influenciando? Quem você tem colocado na sua roda de convívio?
Quem está a sua volta te eleva ou te rebaixa?
E por que as pessoas não fazem essas perguntas para si?
Pois têm medo da resposta, realidade, de enfrentar as pessoas, enfim, da MUDANÇA que precisa fazer para ter resultados diferentes, afinal é mais cômodo ficar na mesma situação do que lidar com novas circunstâncias.
Esse medo faz com que os projetos pessoais sejam adiados, que outras pessoas sejam mais valorizadas do que a si próprio, até que um dia, passado tanto tempo, não exista mais energia e talvez, tempo, para ser EU MESMO.
Pare e olhe ao seu redor. Com quem você anda? Tubarão ou sardinha? O que você faz é menos importante do que com quem você faz. Se você fosse montar uma equipe, é óbvio que você gostaria de trabalhar com as pessoas certas, com os tais Tubarões. Afinal, as coisas mudam e é necessário que para crescer você passe por obstáculos ao invés de se acomodar, como faz a sardinha. Ande com os sábios. Seja Tubarão, nade entre os Tubarões. Aprenda com os sábios! Transforme o Tubarão ao seu lado em sócio. Isso, é pensamento de tubarão!
Sempre haverá habilidades e conhecimento que uma pessoa poderá complementar ao seu negócio. E você tem as habilidades e os conhecimentos que podem ser complementados a alguém, a um Tubarão. Tubarões podem ser encontrados em qualquer lugar. Esteja entre os Tubarões! “Você é a média das pessoas cinco pessoas com quem passa mais tempo”.
Lembre-se da regra: “Tubarão nada com tubarão, sardinha nada com sardinha“